quinta-feira, 19 de abril de 2018

O dia em que Bob Marley bateu bola no campo de Chico Buarque!

Hoje, dia 19 de março, lembramos que em 1980 - há 38 anos atrás - Bob Marley e outros astros do reggae fizeram uma visita ao Brasil, eternizando um momento de prazer do qual o rei era devoto confesso: O futebol.

Bob Marley esteve no Brasil em apenas uma ocasião, em março de 1980, quando visitou o país ao lado de Junior Marvin (guitarrista dos Wailers), Jacob Miller vocalista do Inner Circle), Chris Blackwell (diretor da Island Records) e a esposa Blackwell, para participar da festa que inaugurou as atividades do selo alemão Ariola no país. A Island, gravadora original dos Wailers, era então um selo da Ariola.
Bob interrompeu as sessões de gravação que resultariam no álbum ‘Uprising’ para vir ao Brasil. Na descida em Manaus, para reabastecimento, o jato particular que transportava Bob e seu grupo ficou retido por algumas horas. O governo militar certamente não estava vendo com bons olhos a vinda daquela comitiva enfumaçada. 

Depois de alguma negociação as autoridades acabaram cedendo, mas sem liberar vistos de trabalho, o que desestimulou os que pensaram em improvisar uma apresentação deles em solo brasileiro. Depois ainda desceram em Brasília e rapidamente decolaram em direção ao Rio de Janeiro.
Chegaram no aeroporto Santos Dumont às 18h30 do dia 18 de março, terça-feira, diante de grande euforia de repórteres que visavam o então conhecido autor de “No Woman No Cry”, que já havia vendido 500 mil cópias na versão de Gilberto Gil em terras tupiniquins. Suas primeiras declarações foram sobre a música brasileira: 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário